BEM VINDOS !

Espaço dedicado para dicas de beleza, estética, saúde entre outros. Para maiores informações sobre os serviços prestados pelo Espaço BellaSol acessem www.bellasol.com.br. Boa leitura!

Av. Presidente Vargas, 482 Sala 912 - Centro - RJ. Telefone: (21) 2225-1156

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios e contra-indicações do treinamento na plataforma vibratória



Ao contrário do que muitos imaginam a plataforma vibratória não é uma novidade. Na verdade, esta tecnologia foi usada no início dos anos 60 para reabilitar os astronautas que sofreram perdas ósseas e musculares decorrentes da falta de gravidade no espaço. Os pesquisadores descobriram que a vibração estimula a formação óssea e promove um ganho de força muscular significativo devido à maior atividade neuromotora e ao maior recrutamento das fibras musculares.
Atualmente, no site de busca de artigos científicos (pubmed) mais importante encontram-se disponíveis mais de 800 pesquisas científicas para verificar diferentes efeitos da plataforma vibratória sobre o corpo humano. De acordo com estes estudos, os principais benefícios da plataforma vibratória são:
- Redução da retenção de líquido (drenagem linfática) já na 1ª sessão.
- Redução de edema e melhoria da celulite.
- Ganho de força e tônus muscular
- Auxilia na redução da gordura corporal.
- Prevenção ou melhora da osteopenia∕osteoporose em função do aumento da densidade mineral óssea.
- Melhoria da flexibilidade.
- Melhoria da circulação sanguínea.
- Melhoria da pele pelo aumento na produção de colágeno.
- Redução de dores.
- Performance esportiva: tem sido utilizado esportes como o automobilismo, lutas, basquete, futebol americano e outros.
Porém, como toda atividade física, o treinamento em plataformas vibratórias apresenta algumas contra-indicações. São elas:

- Contra-indicações absolutas: processos inflamatórios, uso de marcapasso, trombose aguda, quadro pós-operatório, gravidez e osteoporose em estágio avançado.

- Contra-indicações relativas: enxaqueca, discopatia, crise de hérnia, doenças cardiovasculares não-controladas, uso recente de DIU, pinos ou placas de metal, pedras nos rins e próteses ortopédicas.
A vibração pode ser benéfica ou altamente prejudicial caso não seja utilizada da maneira correta. Dessa forma, para alcançar os resultados e garantir a segurança do aluno, máquinas de boa-qualidade e um profissional qualificado são essenciais. O profissional que trabalha com plataforma vibratória deve realizar um curso específico para entender o funcionamento da vibração e seus efeitos sobre o corpo. Por isso, não coloque sua integridade física em risco. Procure um profissional qualificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário